Categorias
Glossário

Afinal de contas, o que é um fluxo de caixa?

Entenda mais sobre essa ferramenta de gestão!

O termo é comum em qualquer empresa, em especial na área administrativo-financeira. Mas pequenos empreendedores e mesmo colaboradores de áreas que não essa tem dificuldades de explicar exatamente o que é e pra que serve um fluxo de caixa. Sem entender, como eles podem ajudar a manter a saúde financeira da empresa?

Então vamos às definições: o fluxo de caixa nada mais é que uma forma de controlar a movimentação financeira da companhia, verificando entradas e saídas de dinheiro das mais diversas fontes possíveis: pagamentos a funcionários, impostos, juros bancários, custos de produção, total em vendas, recebíveis a vencer e outros números entram em planilhas para que se possa verificar a saúde financeira e a movimentação da empresa.

Esse levantamento é fundamental. É a partir dele que os responsáveis recebem os subsídios para a tomada de decisões no negócio, dando maior visão estratégica sobre a companhia.

Segundo o, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (neste artigo), as vantagens da manutenção do controle do fluxo de caixa são variadas, mas com especial destaque:

1.     Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos.

2.     Antecipar decisões quanto à falta ou sobra de dinheiro na empresa.

3.     Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo.

4.     Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações.

5.     Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.

Um bom controle de fluxo de caixa deve, além de contar com dados bem apurados, ter periodicidade – diária, semanal, quinzenal ou mensal -, sob pena de não ajudar o gestor na tomada de decisão no tempo certo.

Se ao fazer seu fluxo de caixa você verificou um grande número de clientes com dívidas em aberto ou mesmo a oportunidade de fazer uma campanha de renegociação, a Easycob está pronta para ser seu instrumento!

E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.

Acessa nossa base de conhecimento, com e-books gratuitos nesse link

Veja nossa lista de reprodução com outros termos importantes para seus negócios!

Por easycob

Cobrança Inteligente!
Com mais de duas décadas de experiência em recuperação de crédito e clientes, já atendemos os mais variados segmentos e estamos prontos para dar as melhores dicas de gestão! Agência de cobrança especializada em cobrança no Rio de Janeiro e em todo Brasil!

3 respostas em “Afinal de contas, o que é um fluxo de caixa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *