O processo de conceder crédito a um cliente é de grande importância e valor dentro das empresas, em especial quando falamos das pequenas e médias. O processo de concessão de crédito, portanto, deve estar bem fundamentado e ser criterioso, mas como fazer isso?
Há diversas maneiras de analisar um cliente, mas sempre que você falar sobre o assunto, esbarrará no termo credit score, que poderíamos traduzir como “pontuação para crédito”. Trata-se, na verdade, de um índice que representa o nível de risco de conceder crédito a uma determinada pessoa física ou jurídica.
No geral, o processo deve envolver a análise de cinco pontos principais, cada qual com seu respectivo peso: o histórico financeiro, as dívidas pendentes, o tempo pelo qual aquela pessoa já teve crédito concedido, a quantidade de consultas ao relatório de crédito de quem solicita o mesmo e, por fim, o tipo de crédito geralmente possuído.
É com base nesse conjunto de informações que o processo de credit scoring é feito, diminuindo as chances de se conceder um crédito com baixas condições de quitação futura, o que pode prejudicar sobremaneira o fluxo de caixa das empresas. Além dele, outros processos, como o behaviour scoring também pode ser utilizado, ajudando a trazer uma informação mais consolidada sobre quem receberá o limite de crédito de sua empresa.
Achou interessante? A Easycob oferece esse processo como um produto para auxiliar na sua tomada de decisão sobre crédito para um cliente, atual ou potencial.
E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.
Acessa nossa base de conhecimento, com e-books gratuitos nesse link
Uma resposta em “Desvendamos o que é o credit score para você!”
[…] Lembre-se de também rever os processos de concessão de crédito (aliás, você sabe o que são credit scoring e behaviour scoring? Leia mais sobre clicando nos […]