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Como reter seus clientes?

Entenda como a comunicação ajuda antes, durante e depois da compra.

A gestão de uma empresa é cheia de meandros e detalhes que devem ser cuidados com atenção, mas a verdade há um dado objetivo: sem clientes não há faturamento e sem faturamento não há empresa.

O esforço para trazer novos clientes é sempre muito grande: os investimentos em marketing de conteúdo para criar autoridade sobre o assunto, em mídias pagas, promoções nas lojas e mesmo no relacionamento com o cliente são parte de um processo de conquista que pode levar tempo para se consolidar.

Assim, é fundamental que façamos todo o esforço possível para não perder aquele cliente que já conquistamos. Reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos e, claro, aumenta o retorno sobre o capital investido na obtenção daquele cliente.

Nesse campo, a comunicação clara, direta e respeitosa ocupa papel de extremada importância. Separamos 3 pontos que achamos que você deve manter no radar para reter seus clientes.

Consideramos justa toda forma de… comunicar

Sua empresa não pode sumir da vista do seu cliente! Na hora de atendê-lo é importante fazer com que o contato dele seja obtido para que você possa continuar falando com ele.

Que tal cadastrar o Whatsapp dele e oferecer descontos exclusivos por esse canal? Ou mesmo fazê-lo curtir suas páginas em redes sociais e mostrar ideias de utilização do seu produto por lá? Obtenha o e-mail dele e faça uso do e-mail marketing. Enfim, não deixe de falar com seu cliente!

Hakuna matata (sem problemas)

A frase dos icônicos personagem Timão e Pumba, do inesquecível clássico da Disney “O Rei Leão” revela algo impossível de acontecer: ninguém está livre de ter problemas. O que define as coisas, no entanto, é como você lida com eles.

Seu cliente não espera que não haja nenhuma falha. Ele não quer que ela aconteça, mas ele sabe que pode acontecer. E se acontecer, como você pode agir para transformar isso em um fator de retenção?

Simples: seja claro sobre o que está acontecendo. Sem enrolação, sem desculpa furada. Diagnostique o problema, aponte um prazo (real) para a solução do mesmo e peça desculpas pelo inconveniente. Se coloque à disposição para achar meios de minimizar o impacto do seu erro.

Acredite: uma situação adversa resolvida com pró-atividade conquista corações.

Empatia. É sobre isso.

Comunicar com respeito antes da compra. Ser verdadeiro quando acontece o erro. Tudo isso é sobre ser empático, se colocar no lugar do outro. E quando a falha está do lado do cliente?

Vale a mesma regra. Vendeu a prazo e o cliente não pagou? Atrasou uma parcela. Esse também é um momento chave para reter aquele cliente. Se a sua cobrança for feita de qualquer maneira, sem método, é provável que você não consiga recuperar nem o crédito, nem o cliente.

Tente entender o que aconteceu com ele, se precisa de novo prazo ou de alguma mudança de data de vencimento, por exemplo. Empatia ajuda a conectá-lo para sempre com a marca.

E quando você precisar de ajuda para analisar quanto de crédito deve dar a um cliente, ou mesmo cobrá-lo caso haja algum atraso, conte com a Easycob!

E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.

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Por easycob

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