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Com feriados, comércio deve deixar de faturar R$ 10 bi.

Ainda que possa ajudar setores específicos – como o de turismo – o excesso de feriados prolongados nesse ano de 2017 será um grande empecilho para o comércio, segundo estimativas divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com nota divulgada pela instituição, cerca de R$ 10,5 bilhões em 2017 deixarão de ser faturados pelo comércio varejista, valor 2% maior que o perdido pelo mesmo motivo no ano de 2016. Só o setor de vestuário, tecidos e calçados deverá deixar de ganhar cerca de R$ 1,1 bilhão com os feriados e emendas de 2017, um crescimento de 23% em relação a 2016.

“Após dois anos de forte recessão econômica – com retrações de 3,8% em 2015 e de 3,5% em 2016 [estimada] – o número excessivo de feriados e suas “pontes” [dias “enforcados”] deveria ser revisto, a fim de contribuir no aumento da produtividade da economia”, destacou a entidade em nota, ressaltando que os custos adicionais podem inviabilizar a opção de os estabelecimentos abrirem as portas nos feriados.

Assim, não faltam motivos para pensar bem em tópicos como formas inovadoras para a área de vendas.

E para quem quer ter tecnologias avançadas e experiência de mais de 20 anos na hora da cobrança de uma fatura em aberto, pode contar com a Easycob e seus produtos como recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes.

E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.

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As 04 etapas de uma negociação bem sucedida!

 Se cabe a equipe de produtos construir um produto/serviço que atenda as demandas de mercado, a equipe de marketing deve cuidar de fazer chegar a mensagem sobre esse produto aos potenciais clientes. Mas a tarefa final fica mesmo a cargo da equipe de vendas.

E como fazer para ser imbatível na hora de vender seu produto/serviço para um potencial cliente que entrou em contato? Os fatores são variados e complexos, mas resolvemos fazer um compilado com as CINCO principais atitudes de um vendedor na hora de negociar!

Que tal ficar de olho na lista e por em prática cada parte dela?

Você tem que saber TUDO sobre seu produto: Vendedor bom é aquele que conhece cada detalhe do produto que vende. Saber sobre seu produto é demonstrar confiança ao seu cliente, entendimento das capacidades daquilo que você está vendendo e, acima de tudo, mostrar que você vai cumprir o segundo passo:

Entenda as demandas do cliente: A maior parte das pessoas acha que o bom vendedor é aquele que fala sem parar. Um bom vendedor fala bem, mas ouve ainda melhor. Entender as demandas do cliente vai facilitar o processo de demonstração do porque ele deveria comprar. Afinal de contas, se você conhece as características do seu produto e tem capacidade de identificar as demandas do cliente, o passo 03 vai ser consequência:

Identifique a relação entre o seu produto e seu cliente: Você conhece o produto e ouviu bem seu cliente? Agora é a hora de demonstrar isso: seja capaz de estabelecer uma relação entre cada característica de seu produto com cada demanda de seu cliente. Mostre para ele como o seu produto é capaz de atender tudo aquilo que ele falou precisar, ou pelo menos os principais pontos. Repasse ponto a ponto da demanda do cliente, se for o caso.

Saiba 100% do seu produto; 110% sobre o do concorrente: Se seu cliente está pesquisando o mercado, certamente conhece seus concorrentes. Saiba mais sobre seu concorrente para poder mostrar quais são seus pontos fortes em relação a ele e as demandas de seu cliente. Mostre como o que você está vendendo se adequa melhor as necessidades do seu cliente e tente FUGIR da comparação por preço. Seja lá o que você está vendendo, não é um leilão, é negociação. Esteja atento para ter um preço competitivo, mas não justifique suas vantagens no preço, é um benefício efêmero e facilmente batido.

Faça o acompanhamento do processo: Não fechou a venda na hora? Anote o telefone e não deixe de voltar a contatar o cliente. Abandoná-lo, sob a desculpe de “não incomodar” só inviabiliza todo o processo que foi feito até aqui.

E lembre-se, se quiser vender mais e mais certo, você pode procurar a Easycob! Nossas soluções em locação de PA e Localização de Cliente ajudarão você a alcançar novos resultados!

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Será que o cliente tem (sempre) a razão?

Ainda que estejamos sempre na busca por atingir a perfeição e agir de maneira irretocável, sabemos que vez por outra as empresas com quem trabalhamos podem se ver envolvidas em uma situação de insatisfação dos seus clientes.

Acredite, saber resolver situações como essa são precedidas por uma ação simples: trocar o ponto final por interrogação na frase “o cliente tem sempre a razão”. Essa pergunta é fundamental para entender como reverter um eventual cliente insatisfeito.

Em 02 simples passos, explicamos como fazer:

1 – O cliente tem sempre a razão?

Mentalmente você já respondeu com um “sim”. Mas não é a realidade. Partir dessa premissa ofusca a verdadeira busca que deve ser feita quando se tem pela frente um cliente insatisfeito: o motivo da insatisfação. Entenda o que o levou a ficar indignado e a partir daí:

1.1. Se ele tem razão, tente corrigir o defeito o mais rápido possível e desculpe-se pelo eventual transtorno causado.

1.2. Se ele não tem razão, a tarefa torna-se mais complicada. Primeiro, lembre-se de não entrar na defensiva. O importante é reter o cliente e resolver o problema, não ganhar uma discussão. Busque saber o que ele esperava daquela situação. A tentativa é achar um meio termo que não prejudique sua empresa, mas que atenda – ao menos parcialmente – o desejo do cliente. Nem isso é possível? Hora de jogo de cintura, sorriso no rosto e paciência para explicar o porquê.

2 – Empatia é a palavra de ordem

Sabe o que é empatia? É a capacidade de se colocar no lugar do outro. Então quando de frente para uma situação embaraçosa, lembre-se de se perguntar: como eu gostaria de ser tratado, que tipo de saída eu gostaria que essa situação tivesse se eu estivesse no lugar do cliente.

E para não ter clientes insatisfeitos com sua empresa na hora da cobrança de uma fatura em aberto, você pode contar com a Easycob, com mais de 20 anos de experiência e produtos como recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes.

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Glossário

Afinal de contas, o que é um fluxo de caixa?

O termo é comum em qualquer empresa, em especial na área administrativo-financeira. Mas pequenos empreendedores e mesmo colaboradores de áreas que não essa tem dificuldades de explicar exatamente o que é e pra que serve um fluxo de caixa. Sem entender, como eles podem ajudar a manter a saúde financeira da empresa?

Então vamos às definições: o fluxo de caixa nada mais é que uma forma de controlar a movimentação financeira da companhia, verificando entradas e saídas de dinheiro das mais diversas fontes possíveis: pagamentos a funcionários, impostos, juros bancários, custos de produção, total em vendas, recebíveis a vencer e outros números entram em planilhas para que se possa verificar a saúde financeira e a movimentação da empresa.

Esse levantamento é fundamental. É a partir dele que os responsáveis recebem os subsídios para a tomada de decisões no negócio, dando maior visão estratégica sobre a companhia.

Segundo o, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (neste artigo), as vantagens da manutenção do controle do fluxo de caixa são variadas, mas com especial destaque:

1.     Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos.

2.     Antecipar decisões quanto à falta ou sobra de dinheiro na empresa.

3.     Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo.

4.     Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações.

5.     Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.

Um bom controle de fluxo de caixa deve, além de contar com dados bem apurados, ter periodicidade – diária, semanal, quinzenal ou mensal -, sob pena de não ajudar o gestor na tomada de decisão no tempo certo.

Se ao fazer seu fluxo de caixa você verificou um grande número de clientes com dívidas em aberto ou mesmo a oportunidade de fazer uma campanha de renegociação, a Easycob está pronta para ser seu instrumento!

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Situação do desemprego na América Latina piora.

A situação de empregabilidade no Brasil não vem afetando apenas o país, mas graças a seu peso no cenário latino-americano, também tem ajudado e piorar a questão no subcontinente.

Segundo pesquisa “Panorama Laboral 2016”, apresentado em Lima, o desemprego na região atingiu o patamar de 8,1% em 2016, seu nível mais alto desde a última crise financeira internacional.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) “A taxa de desemprego regional voltou a aumentar, desta vez de forma abrupta, ao passar de 6,6%, em 2015, para 8,1% (estimativa preliminar), em 2016. Ou seja, aumentou 1,5 ponto percentual. Esses são níveis que não foram registrados nem mesmo durante a crise financeira internacional 2008-2009”.

Trocando em miúdos, significa dizer que existem 25 milhões de desempregados na região, cerca de 5 milhões a mais do que no ano anterior, segundo o relatório.

Em um cenário como esse, é fundamental avaliar de maneira correta a que clientes dar crédito ou não. Para isso, clientes Easycob pode contar com o serviço de Recuperação de Clientes, através do qual ajudamos a entender o perfil daquele cliente e qual a chance para a possibilidade de termos dificuldade futura de recebimento.

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Governo quer liberar FGTS para pagamento de dívidas

Que o país vive um momento de crise todos já sabem. As medidas que o governo vem tentando implementar através de mudanças no conjunto legal também são conhecidas, como a PEC do teto dos gastos e mudanças na previdência. Mas enquanto Congresso Nacional não aprova as medidas, o governo vem estudando formas de acelerar a economia.

Uma destas formas foi ventilada hoje pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que confirmou que o governo estuda flexibilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), permitindo o uso de parte dos recursos para o pagamento de dívidas.

“Estamos estudando, sim, a questão do FGTS, se é realmente justificável e quais os impactos econômicos de se permitir que o trabalhador use uma parcela para pagar dívidas de alto custo. Toda essa relação de medidas será discutida e decidida amanhã com o presidente da República. A mesma coisa em relação à regularização de débitos tributários”, declarou, referindo-se à possibilidade de novo Refis, programa que facilita o pagamento de dívidas das empresas com o Fisco.

Se essa medida for aprovada, a perspectiva é que as pessoas tenham mais recursos para quitar suas dívidas. Como sua empresa pretende lidar com essa nova disponibilidade?

Clientes Easycob contam com serviços de recuperação de créditos que usam as mais avançadas ferramentas do mercado – de SMS a sistemas autômatos – para promover a recuperação de seus créditos junto a clientes com valores em aberto.

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Glossário Produtos

Formas de análise de crédito: Conheça o behavior score.

Todo empreendedor e gestor sabe das dificuldades do seu negócio, mas algo é comum a todo e qualquer negócio que possa vender a prazo: quando, quanto e como dar crédito a um determinado cliente?

A pergunta é de difícil resposta para aqueles que não são especialistas em finanças e crédito e certamente atormenta o cotidiano de milhões de empresas no Brasil, que ainda não conhecem o processo de avaliação de risco de crédito.

Multifacetado, o processo pode se dar de diversas maneiras, e uma destas é justamente ao avaliar como o cliente se comporta, no que é chamado de behavior score, voltado a um processo de limite de crédito dinâmico e constantemente atualizado.

Pensemos em um exemplo onde uma empresa concede um limite de crédito de R$ 10 mil a um cliente, válido pelo período de um ano para compra das mercadorias X e Y, desde que ele não tenha créditos em atraso por mais de 15 dias.

Avaliando o comportamento (behavior) do cliente, a empresa estipula que ele pode ou não usar a linha de crédito estabelecida. Isso dilui o custo da análise de crédito por um número maior de transações, servindo justamente para avaliar a evolução do risco do demandante de crédito. É um instrumento que auxilia o analista ou gerente de crédito a decidir o que fazer dependendo da avaliação de risco do cliente.

Achou interessante? A Easycob oferece esse processo como um produto para auxiliar na sua tomada de decisão sobre crédito para um cliente, atual ou potencial.

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04 dicas para manter sua empresa familiar no rumo!

Se um número enorme de empresas no Brasil é familiar (cerca de 90% das empresas são comandadas por seus fundadores e herdeiros), é natural que estas empresas estejam preocupadas com o cenário de crise que estamos vivendo.

Especialistas em finanças e cobranças, nos preocupamos em trazer 04 passos fundamentais para fazer com que sua empresa possa passar de geração em geração, com uma gestão bem realizada e consciente.

Confira os pontos que destacamos:

Separar as finanças é fundamental

É comum os sócios se apropriarem do caixa da empresa. Afinal, “é deles mesmo”. Mas é o erro número 01 no caminho para a falência. A empresa é um ente próprio, com contas próprias e existência individual. Defina o que cabe aos sócios mensalmente ou faça somente a divisão de lucros e dividendos em períodos mais longos, mas não misture as contas da empresa.

Minha empresa, meus funcionários, meus parentes: errado!

Seja por pressão do cônjuge, seja por pressão de outro familiar, é comum dar prioridade, na hora de empregar, aos familiares. Mas se ele não possui qualificação necessária, não pode ter essa preferência, sob o risco de levar a empresa a perdas com suas decisões mal tomadas ou ações mal praticadas. Pode ter parente na empresa, mas ele deve ser o mais qualificado possível.

Tão perto mais tão longe: a falta de comunicação é falha grave

Não é raro que os sócios-parentes deixem para discutir os assuntos da empresa em casa, ou levem a briga de casa para dentro da empresa, prejudicando o clima do ambiente da companhia, fazendo com que os funcionários tenham medo de falar. Separar os ambientes e ter maturidade emocional é fundamental para o futuro da empresa.

Não planejar o fluxo de caixa

Esse é um dos mais relevantes pontos em um momento de crise e incertezas. Prever os cenários pelos quais a empresa irá passar é importante para se antecipar nas ações a serem tomadas, resultando assim em economia, mais organização e melhores resultados. Sua empresa precisa ter claro quais são suas contas a pagar, onde estão os maiores gastos, as maiores oportunidades de receitas e seus ativos, com especial enfoque nos recebíveis, mesmo aqueles em atraso.

E se você já conhece esses elementos em atraso e quer uma empresa de ponta para cobrá-los aos seus devedores, não deixe de contatar a Easycob, que utilizará o que há de mais avançado em ferramentas – de SMS a sistemas autômatos – para promover a recuperação de seus créditos junto a clientes com valores em aberto.

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Índice de confiança do consumidor tem alta.

Divulgada todo mês, o índice de confiança do consumidor brasileiro teve resultado positivo nesse período apurado, segundo a coordenadora da pesquisa, Thomson Reuters/Ipsos.

Os índices voltaram a patamares que não eram vistos desde meados de 2015. Segundo a pesquisa, o Índice Primário de Sentimento do Consumidor (PCSI, na sigla em inglês) avançou 2,2 pontos neste mês e chegou a 40,5. A última vez que o indicador ficou na casa dos 40 pontos foi em junho de 2015, quando atingiu 40,1 depois de chegar a 42,2 em maio.

Quando olhamos para os subíndices, o de condições atuais e o de clima de investimentos registraram alta, chegando a 32,4 e 42,5, respectivamente.

Nesse momento de retomada da confiança do consumidor é que ele busca novos produtos e serviços, sendo importante para as empresas saberem identificar de maneira correta a quem dar crédito.

Para isso, clientes Easycob pode contar com o serviço de Recuperação de Clientes, através do qual ajudamos a entender o perfil daquele cliente e qual a chance para a possibilidade de termos dificuldade futura de recebimento.

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PMEs terão prioridade no registro de patentes.

Quando a gente pensa no dia a dia da pequena e média empresa, sabe que diversos desafios se colocam para serem superados e seu crescimento ser alcançado. Se por um lado enfrentar as grandes companhias é uma barreira, de outro lado a inovação e a estrutura mais enxuta coloca-se como um benéfico ponto que deve ser utilizado.

E justamente nessa questão de inovação que uma notícia vinda do governo mostra a importância de se atuar sempre pensando em revolucionar: as pequenas e médias empresas terão prioridade no registro de patentes junto ao órgão responsável, o INPI.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o INPI, vinculado à pasta, lançaram este mês projeto-piloto que cria uma fila prioritária de até 300 vagas para pedidos de patente de empresas desse porte. O objetivo, segundo o diretor de patentes do INPI, Julio Cesar Moreira, é evitar esperas longas de empresas financeiramente mais vulneráveis.

“Hoje, a análise pode demorar até 11 anos dependendo da área para a qual a patente é requerida. Em telecomunicações, pode levar 11 anos. Em metalurgia e petróleo, de seis a sete anos”, explica. Segundo ele, existem cerca de 200 mil pedidos de patente no órgão. 

“A pequena e micro empresa ficava nessa fila e você tinha muita demora na resposta. E ela necessita de um maior suporte do governo para se manter. Tirando o pequeno empresário e colocando na fila especial, a gente dá condições para que a empresa se capacite e continue no mercado”, afirma Moreira.

E para quem quer inovar é fundamental focar nos processos e contar com os serviços da Easycob para recuperar créditos e clientes!

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