3 livros de leitura obrigatória para líderes de negócios

pessoas de negócios lendo livros

Ninguém tem dúvidas sobre o quão importante é estar sempre estudando e se atualizando para conseguir ser um profissional ou mesmo um empreendedor de sucesso. E nesse processo de aprendizagem, estudar as experiências de outros profissionais, ler sobre trajetórias diversas e ler mentores reconhecidos é, sem dúvidas, uma das maiores chaves para alcançar o sucesso.

Não à toa, esse post vem trazer 3 livros reconhecidos para líderes de negócios e, esperamos, oferecer um tempo bom para reflexão e aprendizagem, além de alguma diversão (por que não?)

“Do Bom ao Excelente”, de Jim Collins

“De Bom a Excelente”, de Jim Collins

Em “De Bom a Excelente”, Jim Collins e sua equipe de pesquisa decidiram responder à pergunta: “Uma boa empresa pode se tornar ótima e, em caso afirmativo, como?” O livro é baseado em um estudo de empresas que passaram de boas a excelentes, e as descobertas são surpreendentes e perspicazes. Collins e sua equipe descobriram que existem características e práticas específicas que separam as empresas que conseguiram alcançar a grandeza duradoura daquelas que não conseguiram. Eles também descobriram que não existe uma fórmula única para a grandeza – cada empresa no estudo teve um caminho único para o sucesso. No geral, “Good to Great” (no título em inglês) é uma leitura obrigatória para qualquer líder de negócios que queira levar sua empresa ao próximo nível.

“A Startup Enxuta”, de Eric Ries

“A Startup Exncuta”, de Eric Ries

Um livro inovador que apresenta uma nova abordagem para construir e dimensionar um negócio de sucesso. O livro argumenta que a abordagem tradicional para iniciar um negócio – criar um plano de negócios detalhado, levantar muito capital e, em seguida, construir um produto ou serviço – costuma ser uma receita para o fracasso. Em vez disso, Ries defende uma abordagem “enxuta” que enfatize o foco nas necessidades do cliente e na experimentação rápida. O livro está repleto de dicas práticas e exemplos do mundo real e é uma leitura obrigatória para qualquer empreendedor que queira iniciar um negócio ou desenvolver um já existente.

“O Dilema do Inovador”, de Clayton M. Christensen

“O Dilema do Inovador” de Clayton M. Christensen

“O Dilema do Inovador” é um livro clássico na área de negócios e inovação. Baseia-se na pesquisa inovadora de Clayton M. Christensen e oferece uma nova maneira de entender como surgem tecnologias e modelos de negócios disruptivos. O livro argumenta que as empresas estabelecidas geralmente estão mal equipadas para lidar com a inovação disruptiva e que é mais provável que sejam surpreendidas por ela do que liderar o ataque. Por meio de uma série de estudos de caso, Christensen mostra como empresas estabelecidas podem identificar e responder à inovação disruptiva e como os empreendedores podem aproveitar a oportunidade para criar negócios novos e empolgantes. O livro é leitura essencial para quem busca entender a dinâmica da inovação e disrupção no mundo dos negócios.

São excelentes livros para obtermos ideias e conhecimentos práticos para liderarmos negócios de sucesso!

Outra forma de obter sucesso é contar com os parceiros de negócios adequados para cada necessidade de sua empresa.

E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.

Veja nossa lista de reprodução com vídeos de dicas para seu negócio!