Gestão de fluxo de caixa, entender os ativos e o nível de endividamento da empresa são fundamentais. E aos pouquinhos nós vamos trazendo outros termos que podem ajudar a dar mais ferramentas para que você supere os desafios de sua companhia.
Hoje vamos falar de Custo de Capital. Você já ouviu falar disso? O conceito ao menos passa pela sua cabeça de forma a tentar entender exatamente do que se trata? Apesar de envolver uma fórmula matemática, não é difícil de entender.
O custo de capital de uma empresa pode ser definido como a taxa de retorno que a empresa deve obter em seus investimentos para manter seu valor de mercado inalterado. Assim, mantendo o risco constante, projetos com retornos acima do custo de capital devem aumentar o valor da empresa e vice-versa.
Assim, se a empresa obtém uma taxa de retorno acima do seu custo de capital, então é bastante provável que a empresa consiga captar novos recursos (através de financiamento ou emissão de novos títulos de dívida ou ações) a termos vantajosos. A fórmula de cálculo do custo de capital é a seguinte: Custo Capital = Rl+Beta*(Rm-Rf) Onde: Rl = Taxa de retorno exigida de ativo de risco livre, geralmente medida como retorno de um título de governo de longo prazo; Beta = Coeficiente beta da empresa; Rm = taxa de retorno exigida do mercado; (Rm-Rf) = Pode ser visto como prêmio pelo risco de mercado.
Assim, é importante estar com a carteira de ativos sadia e entrar em projetos que a mantenham dessa maneira, por isso é importante contar com a Easycob, com seus mais de 20 anos de experiência no auxílio a empreendedores com os serviços de localização, recuperação de ativos e de clientes.
E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.
Acessa nossa base de conhecimento, com e-books gratuitos nesse link