Não há dúvidas de que uma das grandes demonstrações de uma economia superglobalizada é o surgimento dos chamados unicórnios, empresas que surgem como startups e logo atingem a marca de US$ 1 bilhão em valor de mercado.
O que valoriza essas empresas desse jeito é um conjunto de fatores que estão sendo buscados por todas as empresas na atualidade. Não somente por uma questão de gosto, mas também por uma questão de sobrevivência, afinal, Uber e Airbnb são exemplos claros de que novas ideias podem mudar completamente mercados seculares, como dos transportes e hospedagem, para ficar somente nesses exemplos.
Mas o que faz dessas empresas tão valiosas? Confira essa lista que preparamos e aplique esse modelo mental em sua empresa:
01 – Resolva problemas reais
O foco das empresas nascentes (start-ups) é muito claro: focar em problemas reais. Ouvir o potencial consumidor e resolver os problemas que ele encontra no seu campo de atuação. É o que tem sido chamado de design thinking. O Uber resolveu um problema de mobilidade urbana, criado graças a combinação de cidades lotadas, carros caros e transporte público de baixa qualidade. Hoje vale mais de US$ 30 bilhões.
02 – Horizontalize a gestão
Ambientes com hierarquia muito engessada são pouco propensos à inovação, por um motivo que virou até ditado popular: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Criatividade tem a ver com liberdade, com a capacidade de ouvir o máximo possível de pessoas, em especial aquelas que tem conexão com o cotidiano junto ao cliente e às operações, ou seja, quem vive o problema real.
03 – Foque na experiência do consumidor
Muitas vezes as empresas nascentes ganham das já consolidadas por um estilo de pensamento completamente voltado ao atendimento. O Nubank se notabilizou pelo excelente atendimento – extremamente humanizado – dado pela plataforma, de modo que ganhou a preferência e hoje conta com uma fila de mais de 100 mil clientes que estão a espera de um cartão de crédito da startup, enquanto ignoram completamente os grandes bancos.
04 – Abuse das tecnologias
Apesar de nem sempre ser a tecnologia o diferencial das empresas nascentes, é inegável que na era do big data e da ciência de dados, é importante saber como lidar com o ambiente digital e em como capturar dados sobre a experiência do usuário junto à sua marca/produto, para customizar e entender cada vez mais sobre o problema real dele!
E sua empresa? Age como uma startup e foca no que realmente importa? Precisa de alguém que entenda de recuperação de ativos para que possa trabalhar nos itens que citamos? Não deixe de entrar em contato com quem tem mais de 20 anos de experiência em auxiliar empresas a recuperar créditos e clientes!
E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.
Acessa nossa base de conhecimento, com e-books gratuitos nesse link