Nenhum líder ou executivo, em empresa de qualquer tamanho, seria capaz de responder que algo importa mais que qualquer outro item do seu dia-a-dia nos dias atuais, correto? Na teoria, sim. Na prática, não é bem assim.
Pesquisa realizada pela revista EXAME aponta que essa priorização ao cliente faz mais parte do discurso do que na prática. Em entrevista com 454 executivo, 63% afirmaram que entender clientes e agir com foco neles é condição crítica para o sucesso da empresa onde atuam. No entanto apenas 24% disseram ter uma abordagem pró-cliente na empresa.
“Para eles, o entendimento dos clientes se iguala a muitas capacidades importantes, como excelência de produto, liderança em Pesquisa e Desenvolvimento, crescimento de receita, corte de custos e melhoras operacionais. Seus modelos de negócios foram desenvolvidos com todos esses fatores em mente.”, diz a revista.
Ora, mas será que é possível praticar algo distinto daquilo que se apregoa. Uma frase famosa, do fundador da maior rede de supermercados do mundo, Sam Walton, tem uma frase célebre atribuída a ele sobre o tema:
“CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR”
Sam Walton – fundador do Sam’s Club e Walmart
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