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03 TED Talks que vão ajudar no seu negócio

TED é uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mundialmente conhecida por suas conferências de até 18 minutos destinadas à disseminação de ideias inovadoras sobre tecnologia, finanças, design, biologia, entretenimento e tudo assunto que transforme sua vida e o seu conhecimento.

Todas apresentações são gravadas e disponibilizadas na internet com legendas em mais de 20 línguas distintas, por isso decidimos reunir neste post os TED Talks mais interessantes que se relacionam com o mundo das finanças e dos negócios.

Homem-primata, capitalista selvagem

A brincadeira com a música dos Titãs no título é para chamar para a palestra da pesquisadora do Comparative Cognition Laboratory (CapLab) in Yale, Laurie Santos. Nela, um conjunto de experimentos em em uma “economia dos macacos” mostra que nossas escolhas irracionais na economia podem ter um fundo em nossos ancestrais…

O caminho da prosperidade

Existe um conjunto de valores que define se uma sociedade será ou não bem sucedida? Niall Ferguson propõe uma análise histórica para visualizar, de maneira detalhada, seis elementos da cultura ocidental que promovem riqueza, estabilidade e inovação.

O fator social

Para Seth Priebatsch nossas relações econômicas são formatadas por uma camada social e ela está em acelerada mudança, agora ganhando um contorno de “camada de jogo”, que delimita nossas relações por uma dinâmica de jogos comportamentais que irá reformular a educação, a ciência e as finanças.

Estar bem informado é fundamental, bem como cercar-se dos parceiros certos.

E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.

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Como reter seus clientes?

A gestão de uma empresa é cheia de meandros e detalhes que devem ser cuidados com atenção, mas a verdade há um dado objetivo: sem clientes não há faturamento e sem faturamento não há empresa.

O esforço para trazer novos clientes é sempre muito grande: os investimentos em marketing de conteúdo para criar autoridade sobre o assunto, em mídias pagas, promoções nas lojas e mesmo no relacionamento com o cliente são parte de um processo de conquista que pode levar tempo para se consolidar.

Assim, é fundamental que façamos todo o esforço possível para não perder aquele cliente que já conquistamos. Reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos e, claro, aumenta o retorno sobre o capital investido na obtenção daquele cliente.

Nesse campo, a comunicação clara, direta e respeitosa ocupa papel de extremada importância. Separamos 3 pontos que achamos que você deve manter no radar para reter seus clientes.

Consideramos justa toda forma de… comunicar

Sua empresa não pode sumir da vista do seu cliente! Na hora de atendê-lo é importante fazer com que o contato dele seja obtido para que você possa continuar falando com ele.

Que tal cadastrar o Whatsapp dele e oferecer descontos exclusivos por esse canal? Ou mesmo fazê-lo curtir suas páginas em redes sociais e mostrar ideias de utilização do seu produto por lá? Obtenha o e-mail dele e faça uso do e-mail marketing. Enfim, não deixe de falar com seu cliente!

Hakuna matata (sem problemas)

A frase dos icônicos personagem Timão e Pumba, do inesquecível clássico da Disney “O Rei Leão” revela algo impossível de acontecer: ninguém está livre de ter problemas. O que define as coisas, no entanto, é como você lida com eles.

Seu cliente não espera que não haja nenhuma falha. Ele não quer que ela aconteça, mas ele sabe que pode acontecer. E se acontecer, como você pode agir para transformar isso em um fator de retenção?

Simples: seja claro sobre o que está acontecendo. Sem enrolação, sem desculpa furada. Diagnostique o problema, aponte um prazo (real) para a solução do mesmo e peça desculpas pelo inconveniente. Se coloque à disposição para achar meios de minimizar o impacto do seu erro.

Acredite: uma situação adversa resolvida com pró-atividade conquista corações.

Empatia. É sobre isso.

Comunicar com respeito antes da compra. Ser verdadeiro quando acontece o erro. Tudo isso é sobre ser empático, se colocar no lugar do outro. E quando a falha está do lado do cliente?

Vale a mesma regra. Vendeu a prazo e o cliente não pagou? Atrasou uma parcela. Esse também é um momento chave para reter aquele cliente. Se a sua cobrança for feita de qualquer maneira, sem método, é provável que você não consiga recuperar nem o crédito, nem o cliente.

Tente entender o que aconteceu com ele, se precisa de novo prazo ou de alguma mudança de data de vencimento, por exemplo. Empatia ajuda a conectá-lo para sempre com a marca.

E quando você precisar de ajuda para analisar quanto de crédito deve dar a um cliente, ou mesmo cobrá-lo caso haja algum atraso, conte com a Easycob!

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05 dicas para empreendedores iniciantes

Começar um negócio em terras brasileiras não é fácil: a burocracia cheia de meandros parece ser feita para não ser entendida; o acesso ao crédito para formar o capital inicial é difícil e caro; e a formação que é dada ao cidadão médio não inclui noções básicas de administração, por exemplo.

Não é à toa que mais de 90% das empresas abertas no país não chega aos 2 anos de vida e, das que passam dessa fase, outras 80% não ultrapassa os 5 anos.

Para ajudar a superar essa caminho cheio de desafios, nós resolvemos preparar 5 dicas valiosas para quem está começando.

Monte um planejamento estratégico

Empreender não é só sobre conhecer ou saber fazer muito bem seu produto ou serviço. É fundamental estabelecer metas, a curto, médio e longo prazo, e listar tudo o que é preciso para atingi-las.

É assim que você saberá se está faltando algum recurso ou investimento em seu negócio para esse objetivo ser conquistado. Analisar os pontos fracos e os fortes também ajuda o negócio a se preparar melhor para enfrentar a concorrência.

Estude seu público-alvo

Saber fazer bem, estar planejado para fazer bem mas, especialmente, saber para quem você está fazendo. A definição de público-alvo é muito importante, então procure entender as necessidades, traçar os perfis dos compradores, quais são suas preferências, experiências e assim por diante.

A partir do conhecimento de seu público é possível precificar corretamente e também definir como e quanto investir nos canais de divulgação.

Conheça seus concorrentes

Quem são os principais players do seu mercado? O que fazem, como se comunicam, quanto cobram, o que entregam? São perguntas fundamentais para posicionar sua empresa e se produto de maneira competitiva.

Veja quem são, quais canais utilizam e que tipo de avaliação o público faz sobre eles. Assim você poderá oferecer algo que o mercado local eventualmente ainda não tenha, como, por exemplo, um serviço de delivery.

Divulgue o seu negócio

Qual é a “cara” da sua marca? Que cores utiliza, que linguagem fala, em que locais aparece, que público pretende atingir?

Essas perguntas ajudam a guiar uma parte fundamental do negócio: divulgação. Só é possível vender se as pessoas souberem que você existe para elas comprarem. Separe uma verba de marketing, mesmo que seja pequena, para impulsionar o negócio.

Amplie seu conhecimento sobre finanças

Você sabe quando seu negócio atingiu o ponto de equilíbrio? Entende o que é um capital de giro? Entende o ciclo de vida de um produto?

Todas essas perguntas tratam e temas relacionados à finanças e administração e são fundamentais para você poder ter um negócio saudável.

[BÔNUS] Estude seu modelo de concessão de crédito

Quando você for vender, certamente será perguntado sobre as condições de venda parcelada e concessão de prazo para pagamento. Cuidado, isso deve ser feito com atenção.

É importante entender que existem formas de estudar como e quanto de crédito conceder a cada cliente (credit score e behaviour score) e que isso impacta diretamente seu fluxo de caixa, permitindo a empresa crescer ou levando a falência.

Se o crédito for concedido de maneira errada, é importante também contar com a parceria de agências de cobrança especializada, como a Easycob.

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03 empreendedores brasileiros para se inspirar

Empreender no Brasil não é tarefa fácil, mas é importante lembrar que os percalços podem ser um caminho para alcançar um sucesso perene e que ultrapassa as gerações.

É claro que, a depender da época, as pessoas podem estar mais ou menos propensas a empreender, mas é importante notar que os tempos de dificuldade rimam com oportunidade para quem está atento.

Para inspirar quem esteja começando nesse caminho ou mesmo reanimar quem tem enfrentado as agruras de gerenciar um negócio, que tal revisitar a história de 3 grandes empresários brasileiros?

 Luiza Trajano (Magazine Luiza)

Ao contrário do que muitos imaginam, a Luiza do Magazine Luiza não é a Luiza Trajano que conhecemos atualmente, mas sim sua tia!

Seu trabalho começou como balconista em uma das unidades da empresa, passando por todos os setores do negócio até se tornar presidente em 2008. No seu comando, a loja cresceu e se tornou uma das maiores redes brasileiras. Recentemente, Luiza foi destacada pela Forbes entre as 3 mulheres mais poderosas do país.

Luiz Antônio Seabra (Natura)

Em 1969, com pouco dinheiro e uma ideia na cabeça, Luiz Antônio Seabra fundou a Natura, imaginando poder fazer melhor aquilo que outras empresas já faziam no setor de cosmético. 

Para garantir um atendimento personalizado e melhorar os investimentos, o modelo escolhido foi a venda direta. A marca hoje é uma das maiores do Brasil, e isso é garantido pela abordagem humanizada priorizada desde o começo.

 Alexandre Costa (Cacau Show)

Esse começou cedo: aos 17 anos, já estava distribuindo trufas e ovos de chocolate artesanais no comércio de São Paulo. 

Quando os negócios começaram a dar certo, ele juntou dinheiro e viajou para a Bélgica para se tornar um chocolatier, um mestre na arte de fazer chocolates.

Daí para inaugurar a primeira loja Cacau Show em 2001 e lançar o sistema de franquias, já foram mais de 2 mil estabelecimentos abertos, se tornando a maior rede de chocolates finos do planeta.

Mesmo sem muito dinheiro para ir estudar no exterior, Alexandre Costa demonstrou como é possível fazer mais, mesmo com recursos limitados. O exemplo vale para todos. Você pode fazer um curso na sua cidade ou consumir conteúdo gratuito na internet. O que vale é transformar o que está ao seu alcance em uma ferramenta para crescer mais. 

Em 2019, 38,7% das pessoas já enxergavam o empreendedorismo como um caminho mais vantajoso em relação aos cargos tradicionais em outras empresas ou no setor público. São pessoas que entendem que podem se tornar novas Luiza, Luiz e Alexandre, que tem gana pra fazer acontecer, mesmo com as adversidades.

E na hora de empreender, além de um produto de qualidade e do comportamento de empreendedor, é fundamental estar cercado de condições técnicas adequadas para tomar as decisões do cotidiano do negócio.

Para construir uma análise de crédito ou mesmo ajudar a recuperar o crédito concedido a clientes que não honraram com seus compromissos, a Easycob é seu parceiro ideal!

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03 filmes para inspirar empreendedores

Toda fonte de conhecimento e inspiração deve ser absorvida por aqueles que desejam ter sucesso no mundo dos negócios. A gente já pode indicar filmes para empreendedores verem com suas famílias, além de apontar podccasts e livros que também podem servir de inspiração.

Nesse post, a gente resolveu separar 03 filmes que contam histórias reveladoras e inspiradoras sobre empreendedores e suas histórias que chegaram ao sucesso.

Acompanhe a lista e bom divertimento!

Fome de Poder (2016)

Você já ouviu falar de Ray Kroc? E se te falarmos que você, com certeza, já comeu um hamburguer em suas lojas, será que ajuda? (interpretado pelo indicado ao Oscar Michael Keaton),

Ray se tornou o fundador da franquia dos restaurantes McDonald’s, nos Estados Unidos na década de 50, época em que Kroc conhece os irmãos Mac e Dick McDonald e o sistema “speedee”: os cozinheiros são dispensáveis, já que cada funcionário tinha uma só tarefa, agilizando o processo de uma maneira praticamente idêntica às linhas de montagem do Fordismo.

O filme traz várias lições sobre sucesso e empreendedorismo e vai além ao mostrar que a essência de um produto de sucesso: uma ideia só é brilhante quando balanceia o que é tecnicamente viável de ser produzido com a necessidade do mercado, juntamente com aquilo que a pessoa ama fazer.

À Procura da Felicidade (2007)

Uma das mais dramáticas histórias reais que revelam como o empreendedorismo, muitas vezes, vem não por ideais ou inspiração, mas por profunda necessidade.

A história estrelada por Will Smith e seu filho, Jaden, conta sobre as agruras de Chris Gardner e seu filho, que tiveram na estação de metrô de São Francisco o local para tomar banho e dormir.

Depois de muitas frustrações, conseguiu ser contratado em um programa de estágio não-remunerado, tornou-se corretor e acabou abrindo sua própria empresa.

A história real foi para os cinemas em 2007, protagonizada por Will Smith e seu filho, Jaden Smith. O ponto de partida acontece em um estacionamento quando Chris, acompanhado por sua esposa e filho, viu um homem com uma Ferrari vermelha procurando vaga.

O protagonista vai até ele e oferece sua vaga em troca de saber qual era o seu trabalho. O homem responde que era corretor da bolsa de valores e com isso, chegava a faturar 80 mil dólares por mês. Essa informação fica gravada na memória de Chris, que depois de sofrer perdas graves no trabalho, se vê na rua com seu filho pequeno.

Walt Antes do Disney (2015)

O maior conglomerado de mídia do mundo – dono de marcas como Marvel, Star Wars, National Geographic e, claro, sua própria marca – a Disney é o exemplo de um mega império empresarial construído ao longo de décadas de muito trabalho duro.

E a figura de Walt Disney é não somente a que entrega seu nome à empresa, mas também uma das maiores fontes de inspiração que um empreendedor pode ter.

Em Walt Antes do Mickey (2015), vemos o empresário no caminho que o levou a criar um dos personagens mais famosos da história. No filme, Walt é visto desde a sua infância – já muito criativo e indo muitas vezes contra o desejo de seu pai e familiares, que não achavam que o jovem deveria perder tanto tempo com desenhos.

Mas ele não desistiu e foi montar seu próprio estúdio, Laugh-O-Gram, e traçar seu caminho enquanto animador.

Ao ver o tamanho que a Disney tem hoje, é quase impossível imaginar que seu criador teve que comer restos jogados na lixeira para não passar fome, ficou sem ter onde morar, precisou pedir diversos empréstimos e mesmo assim, por muitas vezes, não conseguia pagar as contas do seu empreendimento e nem o salário dos seus funcionários.

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03 livros que todo empreendedor deve ler

Não há possibilidade de haver crescimento sem esforço, certo? Essa máxima que todo mundo que tem um negócio ou ocupa um cargo de gestão conhece não é somente sobre esforço físico.

Ouvir, ver vídeos, fazer cursos e, especialmente, ler é parte daquilo que todo empreendedor deveria fazer com enorme frequência. Mas pode onde começar com tantos livros à disposição?

Abaixo, separamos três livros que todo mundo que vive o mundo dos negócios deveria ler. Aproveite e boa leitura!

Do zero ao um (Peter Thiel)

O livro perfeito para quem quer entender mais sobre inovação, “Do Zero ao Um” foi escrito por Peter Thiel, fundador do Paypal, aborda algumas maneiras não convencionais de se pensar em construir algo diferenciado e inovador.

O livro é considerado uma referência para quem trabalha com startups e é recomendado a todos os empreendedores que estejam buscando caminhos diferentes na hora de criar estratégias para seus negócios.

O poder do Hábito (Charles Duhigg)

Você sabia que aquela sensação ardida e refrescante da pasta de dente não é necessária para a higiene? Não ajuda em nada na eficiência desse tipo de produtos…

Na verdade, ela foi criada exclusivamente para que as pessoas tenham uma sensação maior de limpeza bucal – e deu certo, não é mesmo? Só depois disso os cremes dentais passaram a vender tanto!

Essas e outras curiosidades – para muito além do empreendedorismo – são tratadas nesse livro de Charles Duhigg.

A loja de Tudo. Jeff Bezzos e a Era da Amazon (Brad Stone)

A Loja de Tudo conta a história de Jeff Bezos, o bilionário que criou uma das maiores empresas do mundo, a Amazon, aquele tipo de história que todo empreendedor que gostaria de conhecer a história.

Assim, a obra reúne depoimentos de familiares, amigos, ex-funcionários, colaboradores, executivos… É leitura perfeita para quem quer conhecer a história do criador de um dos maiores marketplaces do mundo.

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05 palestras fundamentais para todo empreendedor

A gente sabe como é importante buscar inspiração e outras experiências para que possamos construir nossas próprias vivências e fazer um caminho cheio de sucessos, seja na nossa empresa, seja onde trabalhamos.

As palestras da franquia TED Talks são uma profunda fonte de conhecimento em pílulas curtas em variados temas e, claro, o empreendedorismo é exatamente uma das temáticas abordadas.

Nós resolvemos separar 5 palestras incríveis para você assistir e se inspirar! Vem com a gente!

Todos podem empreender

Lina Maria Useche Kempf
Lina é co-fundadora e diretora executiva da Aliança Empreendedora, uma ONG que trabalha em prol da inclusão social e econômica através do apoio e interação de microempreendores de baixa renda

A internet e a era de ouro do empreendorismo

Raphael Avellar
CEO da Avellar Mídia traz em sua fala licões valiosas de como aproveitar a internet e a era de ouro do empreendedorismo

Sonhe grande, comece pequeno

Tatiane Lobato
Tatiane recomenda a quem quiser empreender sonhar grande e começar pequeno. Ela abriu a primeira lavanderia da região onde mora e hoje é dona de uma rede de lavanderias na periferia de São Paulo

Como criar a melhor empresa para se trabalhar

Cauê de Oliveira
Diretor de Educação Corporativa do Great Place to Work Brasil conta qual é o grande segredo por trás das melhores empresas para se trabalhar

O mito de ser feliz fazendo o que se ama

Monique Evelle
Ela é uma das vozes do feminismo negro no Brasil e fala da veia empreendedora das mulheres negras.

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Dinheiro fundamental: conheça o capital de giro

Se você está no mundo dos negócios, você com certeza já ouviu falar sobre Capital de Giro. É claro que você pode imaginar o que é, mas será que você domina o conceito?

Na gestão de negócios, seja o nosso próprio ou aquele para o qual nós trabalhamos, é fundamental dominar os termos e técnicas para saber posicionar a empresa e permitir que seu trabalho, produto ou serviço tenha resultado.

O conceito de Capital de Giro revela a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.

Ele é responsável pela saúde financeira da empresa garantindo os recursos de financiamento aos clientes, estoque, assegurando o pagamento aos fornecedores, entre outros.

É, portanto, o investimento responsável por manter a sustentabilidade da empresa, mesmo em fases mais difíceis, sendo os recursos utilizados para cobrir custos extras e mantê-la caso haja problemas, períodos de recessão ou quando a receita de clientes está baixa.

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04 podcasts que todo empreendedor tem que acompanhar

O que pode ser melhor para não errar do que ouvir aqueles que já passaram pelos caminhos que vamos passar? O aprendizado a partir da experiência do outro é o caminho mais tranquilo para que a gente possa ter uma evolução mais constante e menos cheia de percalços.

Mas na correria do dia-a-dia, não é comum termos tempo sobrando para ler ou assistir programas, e os podccasts são uma excelente solução nesse sentido.

Como se fosse um programa de rádio que você ouve quando quiser, esses programas podem ser ouvidos pelo celular ou no computador e nós separamos 04 dos programas mais bacanas para empreendedores da rede:

Like a Boss

Diálogo entre empreendedores, discutindo os tópicos mais relevantes da atualidade com convidados de alto nível, como inovação e tecnologia

Escute aqui: https://www.likeaboss.com.br/episodios/

Confia na Quarta

Todas as quartas-feiras, a jornalista e comunicadora Luiza Brasil receberá convidados para discutir a capacitação das profissões e levar mais confiança profissional a todas as mulheres.

Escute aqui: https://confia-na-quarta.zencast.website/

EmpreendeCast

O EmpreendaCast é um podcast sobre o empreendedorismo, inovação e carreira. Os entrevistados explicam a teoria na prática e dão dicas para quem ama empreender.

Escute aqui: http://empreendacast.com.br/categoria/episodios/

Direto das Trincheiras

O Direto das Trincheiras é um podcast que traz dicas e se aprofunda de forma prática, objetiva e assertiva sobre variados aspectos do universo de vendas e marketing. Os episódios saem diariamente!

Escute aqui: iTunes | Player.fm

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Tudo que você precisa saber sobre a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados começou a valer! Para nós, da Easycob, seus dados já eram protegidos muitos antes do novo marco legal entrar em vigor no país. As informações que temos em nossos bancos de dados são sempre obtidas por meios legais, com amplo respeito aos direitos dos seus detentos legais.

Depois de muitas idas e vindas, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) finalmente entrou em vigor no Brasil! Considerada uma das mais avançadas legislações sobre o tema no mundo, essa nova legislação visa regular a forma como as empresas obtém, transacionam e lidam com os dados que você deixa como “pegadas digitais”.

Se os dados são o “ouro do século 21”, nada mais correto do que imaginar que tenham uma regulação específica, certo? Foi pensando nisso que o Congresso Nacional aprovou a Lei Geral de Proteção de Dados, que passa a determinar como as empresas devem lidar com informações sensíveis de 3 tipos no país:

Dado Pessoal: Informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;

Dado Pessoal Sensível: Dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

Dado Anonimizado: Dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.

Aqui na Easycob, apesar de sempre termos lidado com seus dados e de seus clientes de maneira legal, já estamos tomando as seguintes medidas:


1 – Atualizando nossas normas, políticas e procedimentos internos.


2 – Definindo junto às empresas que contratam nossos serviços se o consentimento do titular dos dados está sendo obtido e elaborar em conjunto formas de obtenção deste consentimento.

3 – Atualizando contratos de trabalho, contratos com fornecedores e contratos com clientes.

4 – Garantindo que todos os sistemas utilizados estão em conformidades com a LGPD.

A Lei Geral de Proteção de Dados é um marco em nossa legislação e é fundamental que você tenha certeza que seus parceiros e fornecedores estejam obedientes e conformes a esta lei para garantir que seu negócio também está seguro!

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