04 dicas para manter sua empresa familiar no rumo!

Se um número enorme de empresas no Brasil é familiar (cerca de 90% das empresas são comandadas por seus fundadores e herdeiros), é natural que estas empresas estejam preocupadas com o cenário de crise que estamos vivendo.

Especialistas em finanças e cobranças, nos preocupamos em trazer 04 passos fundamentais para fazer com que sua empresa possa passar de geração em geração, com uma gestão bem realizada e consciente.

Confira os pontos que destacamos:

Separar as finanças é fundamental

É comum os sócios se apropriarem do caixa da empresa. Afinal, “é deles mesmo”. Mas é o erro número 01 no caminho para a falência. A empresa é um ente próprio, com contas próprias e existência individual. Defina o que cabe aos sócios mensalmente ou faça somente a divisão de lucros e dividendos em períodos mais longos, mas não misture as contas da empresa.

Minha empresa, meus funcionários, meus parentes: errado!

Seja por pressão do cônjuge, seja por pressão de outro familiar, é comum dar prioridade, na hora de empregar, aos familiares. Mas se ele não possui qualificação necessária, não pode ter essa preferência, sob o risco de levar a empresa a perdas com suas decisões mal tomadas ou ações mal praticadas. Pode ter parente na empresa, mas ele deve ser o mais qualificado possível.

Tão perto mais tão longe: a falta de comunicação é falha grave

Não é raro que os sócios-parentes deixem para discutir os assuntos da empresa em casa, ou levem a briga de casa para dentro da empresa, prejudicando o clima do ambiente da companhia, fazendo com que os funcionários tenham medo de falar. Separar os ambientes e ter maturidade emocional é fundamental para o futuro da empresa.

Não planejar o fluxo de caixa

Esse é um dos mais relevantes pontos em um momento de crise e incertezas. Prever os cenários pelos quais a empresa irá passar é importante para se antecipar nas ações a serem tomadas, resultando assim em economia, mais organização e melhores resultados. Sua empresa precisa ter claro quais são suas contas a pagar, onde estão os maiores gastos, as maiores oportunidades de receitas e seus ativos, com especial enfoque nos recebíveis, mesmo aqueles em atraso.

E se você já conhece esses elementos em atraso e quer uma empresa de ponta para cobrá-los aos seus devedores, não deixe de contatar a Easycob, que utilizará o que há de mais avançado em ferramentas – de SMS a sistemas autômatos – para promover a recuperação de seus créditos junto a clientes com valores em aberto.

E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.

Acessa nossa base de conhecimento, com e-books gratuitos nesse link

Veja nossa lista de reprodução com vídeos de dicas para seu negócio!