05 dicas para empreendedores iniciantes

Desenho em quadro negro de boneco de palitinho subindo degraus rumo a uma lampada

Começar um negócio em terras brasileiras não é fácil: a burocracia cheia de meandros parece ser feita para não ser entendida; o acesso ao crédito para formar o capital inicial é difícil e caro; e a formação que é dada ao cidadão médio não inclui noções básicas de administração, por exemplo.

Não é à toa que mais de 90% das empresas abertas no país não chega aos 2 anos de vida e, das que passam dessa fase, outras 80% não ultrapassa os 5 anos.

Para ajudar a superar essa caminho cheio de desafios, nós resolvemos preparar 5 dicas valiosas para quem está começando.

Monte um planejamento estratégico

Empreender não é só sobre conhecer ou saber fazer muito bem seu produto ou serviço. É fundamental estabelecer metas, a curto, médio e longo prazo, e listar tudo o que é preciso para atingi-las.

É assim que você saberá se está faltando algum recurso ou investimento em seu negócio para esse objetivo ser conquistado. Analisar os pontos fracos e os fortes também ajuda o negócio a se preparar melhor para enfrentar a concorrência.

Estude seu público-alvo

Saber fazer bem, estar planejado para fazer bem mas, especialmente, saber para quem você está fazendo. A definição de público-alvo é muito importante, então procure entender as necessidades, traçar os perfis dos compradores, quais são suas preferências, experiências e assim por diante.

A partir do conhecimento de seu público é possível precificar corretamente e também definir como e quanto investir nos canais de divulgação.

Conheça seus concorrentes

Quem são os principais players do seu mercado? O que fazem, como se comunicam, quanto cobram, o que entregam? São perguntas fundamentais para posicionar sua empresa e se produto de maneira competitiva.

Veja quem são, quais canais utilizam e que tipo de avaliação o público faz sobre eles. Assim você poderá oferecer algo que o mercado local eventualmente ainda não tenha, como, por exemplo, um serviço de delivery.

Divulgue o seu negócio

Qual é a “cara” da sua marca? Que cores utiliza, que linguagem fala, em que locais aparece, que público pretende atingir?

Essas perguntas ajudam a guiar uma parte fundamental do negócio: divulgação. Só é possível vender se as pessoas souberem que você existe para elas comprarem. Separe uma verba de marketing, mesmo que seja pequena, para impulsionar o negócio.

Amplie seu conhecimento sobre finanças

Você sabe quando seu negócio atingiu o ponto de equilíbrio? Entende o que é um capital de giro? Entende o ciclo de vida de um produto?

Todas essas perguntas tratam e temas relacionados à finanças e administração e são fundamentais para você poder ter um negócio saudável.

[BÔNUS] Estude seu modelo de concessão de crédito

Quando você for vender, certamente será perguntado sobre as condições de venda parcelada e concessão de prazo para pagamento. Cuidado, isso deve ser feito com atenção.

É importante entender que existem formas de estudar como e quanto de crédito conceder a cada cliente (credit score e behaviour score) e que isso impacta diretamente seu fluxo de caixa, permitindo a empresa crescer ou levando a falência.

Se o crédito for concedido de maneira errada, é importante também contar com a parceria de agências de cobrança especializada, como a Easycob.

E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.

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