Todo empreendedor e gestor sabe das dificuldades do seu negócio, mas algo é comum a todo e qualquer negócio que possa vender a prazo: quando, quanto e como dar crédito a um determinado cliente?
A pergunta é de difícil resposta para aqueles que não são especialistas em finanças e crédito e certamente atormenta o cotidiano de milhões de empresas no Brasil, que ainda não conhecem o processo de avaliação de risco de crédito.
Multifacetado, o processo pode se dar de diversas maneiras, e uma destas é justamente ao avaliar como o cliente se comporta, no que é chamado de behavior score, voltado a um processo de limite de crédito dinâmico e constantemente atualizado.
Pensemos em um exemplo onde uma empresa concede um limite de crédito de R$ 10 mil a um cliente, válido pelo período de um ano para compra das mercadorias X e Y, desde que ele não tenha créditos em atraso por mais de 15 dias.
Avaliando o comportamento (behavior) do cliente, a empresa estipula que ele pode ou não usar a linha de crédito estabelecida. Isso dilui o custo da análise de crédito por um número maior de transações, servindo justamente para avaliar a evolução do risco do demandante de crédito. É um instrumento que auxilia o analista ou gerente de crédito a decidir o que fazer dependendo da avaliação de risco do cliente.
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