Sair de casa com a lista de compras montada, ir às lojas, comprar de um tudo, menos aquelas coisas que estavam previstas na lista. Todos nós já passamos por situações como essa, onde nossos impulsos nos levaram a comprar coisas que não estavam em nossa “consciente” comprar.
Se enquanto compradores talvez devêssemos ter mais cuidado, do lado do vendedor e da empresa esse é um cenário ideal: conseguir convencer o cliente a levar mais produtos aumenta o ticket médio, eleva as margens e faz girar mais rapidamente o estoque do lojista.
Como fazer para alcançar esse resultado? Confira abaixo alguns pontos que podem ser a chave para atingir o impulso do cliente e fazê-lo comprar mais na mesma visita:
1 – Crie uma experiência: cores, cheiros e sons devem estar alinhados para gerarem no cliente a sensação necessária de pertencimento, memória e desejo para que ele leve mais. Claro, os estímulos aos sentidos devem ser coerentes entre si e estar de acordo com o público-alvo do negócio.
2 – Prepare seu time: vendedores bem preparados sabem negociar e sabem, sobretudo, identificar o perfil do cliente e fazer vendas que interessem a quem está consumindo na sua empresa.
3 – Precifique da maneira correta: um dos fatores determinantes para vendas por impulso é um preço bem ajustado. Dar descontos para o cliente levar a 2ª ou 3ª unidade do seu produto é uma ótima forma de estimulá-lo a levar mais do que estava previsto.
Lembre-se, no entanto, de ficar de olho no seu fluxo de caixa e, claro, se for dar crédito ou tiver que recuperá-lo, de contatar a Easycob, com seus mais de 20 anos de experiência no auxílio a empreendedores com os serviços de localização, recuperação de ativos e de clientes.
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