Que tal começar o ano no azul em 05 passos?

Com vários percalços pelo caminho – causados por problemas de política e macroeconomia – o ano passado não foi fácil de fechar com balanço positivo. Planejar o ano que se inicia, portanto, se tornou um imperativo.

Mas alguns passos simples podem ser a chave para sua empresa aproveitar o começo do ano para ajustar as contas e colocar-se de volta nos trilhos, ou mesmo aumentar o nível de rentabilidade da companhia para esse ano. Listamos 05 daqueles que consideramos os passos certeiros em caminho ao sucesso e compartilhamos abaixo. Sua empresa já está seguindo quantos destes?

Revisite o ano passado

Faça um balanço de como foi o ano, se possível verifique como ficou seu fluxo de caixa por tipo de despesa e receita, o que deve lhe ajudar a ter uma melhor visualização dos tipos de gastos e receitas que podem ser repetidos ao longo do novo ano.

Passe a navalha nos custos

Se a previsão é de um mar mais conturbado, não se pode trabalhar com gorduras desnecessárias no orçamento da empresa. Procure seus fornecedores e revise os contratos, buscando otimizar custos naqueles serviços que compõem seus custos recorrentes.

Reveja seus processos

Situações diferentes exigem pensar diferente. Sente com seu time (se possível, todo ele) e reveja como os processos e procedimentos são realizados dentro da empresa. Podem haver gargalos de tempo de atendimento ao cliente, de desperdício de material ou mesmo potenciais economias que só sua equipe poderá trazer. Lembre-se de também rever os processos de concessão de crédito (aliás, você sabe o que são credit scoring e behaviour scoring? Leia mais sobre clicando nos links!)

Motive seu time

Não existe tarefa de uma só pessoa. A missão de reduzir e otimizar deve ser de toda a empresa e, portanto, das pessoas que formam a mesma. Trace metas conjuntas e compartilhe os resultados. Bônus em dinheiro – proporcionais as metas de economia – podem ser uma boa maneira de incentivar os colaboradores a não só trazerem boas ideias, mas também a pô-las em prática.

Procure seus clientes – inclusive os que não pagam!

Se o momento é de maximização de resultados, não podemos pensar só em cortar gastos, mas também em aumentar receitas. E aqui tanto vale pensar em formas inovadoras de aumentar o faturamento (tem mais nesse post) como também voltar a procurar e negociar com aqueles clientes que tem faturas em aberto na sua empresa!

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