Categorias
Glossário

Qual é o custo de capital da sua empresa?

Saiba como calcular e o impacto deste indicador na sua cia.

Gestão de fluxo de caixa, entender os ativos e o nível de endividamento da empresa são fundamentais. E aos pouquinhos nós vamos trazendo outros termos que podem ajudar a dar mais ferramentas para que você supere os desafios de sua companhia.

Hoje vamos falar de Custo de Capital. Você já ouviu falar disso? O conceito ao menos passa pela sua cabeça de forma a tentar entender exatamente do que se trata? Apesar de envolver uma fórmula matemática, não é difícil de entender.

O custo de capital de uma empresa pode ser definido como a taxa de retorno que a empresa deve obter em seus investimentos para manter seu valor de mercado inalterado. Assim, mantendo o risco constante, projetos com retornos acima do custo de capital devem aumentar o valor da empresa e vice-versa.

Assim, se a empresa obtém uma taxa de retorno acima do seu custo de capital, então é bastante provável que a empresa consiga captar novos recursos (através de financiamento ou emissão de novos títulos de dívida ou ações) a termos vantajosos. A fórmula de cálculo do custo de capital é a seguinte: Custo Capital = Rl+Beta*(Rm-Rf) Onde: Rl = Taxa de retorno exigida de ativo de risco livre, geralmente medida como retorno de um título de governo de longo prazo; Beta = Coeficiente beta da empresa; Rm = taxa de retorno exigida do mercado; (Rm-Rf) = Pode ser visto como prêmio pelo risco de mercado.

Assim, é importante estar com a carteira de ativos sadia e entrar em projetos que a mantenham dessa maneira, por isso é importante contar com a Easycob, com seus mais de 20 anos de experiência no auxílio a empreendedores com os serviços de localização, recuperação de ativos e de clientes.

E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.

Acessa nossa base de conhecimento, com e-books gratuitos nesse link

Veja nossa lista de reprodução com outros termos importantes para seus negócios!

Por easycob

Cobrança Inteligente!
Com mais de duas décadas de experiência em recuperação de crédito e clientes, já atendemos os mais variados segmentos e estamos prontos para dar as melhores dicas de gestão! Agência de cobrança especializada em cobrança no Rio de Janeiro e em todo Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *