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03 dicas de especialistas para abrir sua empresa!

Enquanto muitas empresas sofrem com o cenário de recursos escassos, são inúmeras as possibilidades para quem sempre teve vontade de empreender.

Não somente quem sempre quis ser patrão de si mesmo, mas também quem se viu com sua rescisão após uma demissão pode achar o cenário ideal para buscar ser dono de seu próprio negócio. Mas o que fazer? Quais devem ser suas principais preocupações?

Abaixo, listamos 03 pontos chave para o sucesso de sua empreitada. Boa sorte!

1. Faça o dever de casa: orçamento, planilhas…

A fala é antiga mas não podemos deixar de lembrar: empresas novas dificilmente dão lucro nos primeiros meses. Empreender é como plantar: primeiro trabalha-se o cenário para depois colher. Suas economias são suficientes para bancar os gastos do novo negócio e ainda os da sua casa/família? Busque investimentos e considere, sempre, pelo menos 06 meses de despesas não cobertas pela lucro do novo negócio.

2. Busque sua zona de conforto

Aqui não estamos falando de preguiça! As chances de sucesso em uma área que você não domina o conhecimento do setor, seus principais concorrentes, como se diferenciar ou mesmo os fluxos de compra, por exemplo, ficam muito reduzidas. Não busque coisas “da moda” ou simplesmente “porque dão dinheiro”. Informe-se e tenha certeza de ter o maior nível possível de conhecimento do setor onde vai atuar.

3. Foque no básico para o cliente

Ainda que a inovação seja um mantra, não quer dizer que você não possa fazer isso indo ao encontro de necessidades básicas do cliente, em especial se você também ajuda ele alinhado a este cenário de crise nacional, promovendo economia em itens comuns a maior parte dos brasileiros, como alimentação e insumos básicos, como roupas simples.

E não esqueça que, para alcançar sucesso no seu negócio a Easycob está pronta com serviços como recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes!

E se você procura por uma agência de cobrança especializada, no Rio de Janeiro e em todo Brasil, é só falar em comercial@easycob-n.com.br ou em 021 2206-4873.

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SEBRAE disponibiliza mais de 200 cursos online.

Com a chegada do ano novo, muitos de nós colocamos metas para cumprir ao longo dos 365 dias do ano que se aproxima, certo? E não há dúvidas de que, para conseguir realizar o quer que seja, é preciso estar intelectualmente preparado.

Pensando em deixar os empreendedores e futuros empreendedores brasileiros mais preparados, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está liberando um total de mais de 200 cursos online para serem realizados a partir de qualquer computador em qualquer local do país.

A entidade disponibilizou todo seu material de educação à distância no site da instituição, onde as vagas são imediatas e ilimitadas, oferecendo tutorias personalizadas em cada conteúdo, onde pode ser buscado conteúdo por formato trabalhado, tema, segmento e estado de atuação. Exemplos de formatos trabalhados são cursos, dicas empresariais, oficinas, jogos e séries de vídeos.

Ao todo, são 234 materiais online e gratuitos sobre abrir seu próprio negócio: 139 conteúdos são voltados para quem está interessado em começar um empreendimento, enquanto 95 são para os que já possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Os materiais mais populares na plataforma são, por exemplo: assessoria legislativa; comércio eletrônico; fluxo de caixa; gestão financeira; microempreendedor individual; pequenos negócios; e redes sociais.

Além de muito conteúdo, é importante contar com os parceiros certos e, nesse caso, a Easycob está pronta com serviços como recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes.

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Governo publica regra para parcelamento do Simples

Com toda a dificuldade gerada pela crise, mesmo os pequenos empresários que estão enquadrados no sistema do Simples passaram por dificuldades para conseguir quitar os valores referentes ao imposto unificado.

Sabedor desse cenário, o governo agiu para apresentar a possibilidade de refinanciamento dessa dívida para quem tem dívidas acumuladas até maio deste ano poderão, gerando o parcelamento em até 120 parcelas a partir desta segunda-feira (14).

Essa condição especial vale somente para do Simples (ou Supersimples) e é necessário que estas se manifestem previamente, por meio do formulário eletrônico “Opção Prévia ao Parcelamento da LC 155/2016”, disponível no site da Receita. Depois, basta aderir ao parcelamento e quitar os débitos.

As regras do parcelamento impedem que as parcelas sejam inferiores a R$ 300,00.

Quem está com dívidas não pode deixar de conferir nossos artigos sobre fluxo de caixa, dicas para gestão e, claro, formas de aumentar o faturamento! A Easycob está pronta para lhe ajudar com serviços como recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes.

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Governo anuncia fundo de R$ 8 bilhões para PMEs!

As ações governamentais para fazer o país sair da crise tem vindo de múltiplas direções e tem um importante foco no trabalho com as pequenas e médias empresas (PMEs), como revela um anúncio feito recentemente sobre uma nova parceria entre Sebrae e BB.

A ideia é trabalhar em conjunto com o objetivo de simplificar a gestão de PMEse orientar financiamento a empresários. É o que prevê o programa “Empreender mais simples: menos burocracia, mais crédito”, que também trará a disponibilização de linhas de crédito que somam o total de R$ 8,2 bilhões.

Na parceria, enquanto o banco traz soluções de financiamentos, o SEBRAE coloca orientação e acompanhamento, antes e depois da concessão de crédito. A ideia é trazer acesso a capital de giro com menor custo, de forma mais ágil, a partir de fluxo diferenciado de análise e concessão de crédito no Banco do Brasil.

A estimativa é que, na primeira fase, em fevereiro, agentes especializados do Sebrae atuem em nove cidades: Campinas, Ribeirão Preto, Vitória, Manaus, Cuiabá, Sinop, Natal, Mossoró, Curitiba. A partir de março, a previsão é que o convênio já esteja em plena operação, com 500 agentes do Sebrae em todo o Brasil.

E não esqueça que, para alcançar seu ponto de equilíbrio a Easycob está pronta com serviços como recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes.

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08 eventos online para melhorar os seus negócios!

Com o início do mês de fevereiro, a agenda de eventos para empreendedores traz diversas novidades interessantes para que quer aprimorar seu conhecimento ou networking – ou mesmo os dois ao mesmo tempo.

Para que você possa aproveitar isso tudo sem sair do escritório e se ausentar do dia-a-dia de sua empresa e das tarefas que importam, escolhemos 08 oportunidades para você participar de eventos online sobre empreendedorismo.

Confira:

Tributário-Fiscal:

Mudanças do Simples Nacional em 2017

Inscrições: até a véspera, pelo site

Custo: gratuito Data da atividade: 1° de fevereiro, 16h

Vendas:

Aprenda a negociar com tubarões

Inscrições: pelo site

Custo: R$ 691

Data da atividade: variável

Gestão:

Curso Online em Negócios de Impacto Social

Inscrições: até 27 de fevereiro, pelo site

Custo: R$ 350

Data da atividade: variável

Empreendendo em TI – Programa de Canais TOTVS para Micro e Pequenos Negócios

Inscrições: até a véspera de cada dia, pelo e-mail mpn.canais@totvs.com.br Custo: gratuito Data da atividade: 7, 8, 9, 10, 11, 12, 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de fevereiro, em diversos horários ao longo dos dias

Gestão do tempo e produtividade

Inscrições: pelo site

Custo: R$ 102

Data da atividade: variável

Prevenção e gestão de crise

Inscrições: pelo site

Custo: R$ 450

Data da atividade: variável

Capacitação pessoal:

Desenvolvimento de liderança

Inscrições: pelo site

Custo: R$ 349

Data da atividade: variável

Workshop Criatividade e Inovação

Inscrições: pelo site

Custo: R$ 199

Data da atividade: variável

Queremos você preparado para todas as situações!

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Os cuidados para manter uma empresa familiar saudável.

A crise instalada no país vem de um conjunto de fatores: político, institucional, moral e econômico. E apesar de ter múltiplos motivos, não há dúvidas de que a única saída viável é permanecer trabalhando e ajustar a realidade da empresa à economia atual.

Economia, portanto, é a palavra de ordem, em especial as empresas familiares, que costumam ter uma gestão com menos ferramentas de controle e acompanhamento.  Que tal conferir algumas dicas importantes para economizar e manter sua empresa saudável?

1 – Separar as finanças

O primeiro erro fatal para acabar com a economia de uma empresa é misturar o caixa da empresa com as finanças pessoais. Afinal, “é deles mesmo”. A empresa é um ente próprio, com contas próprias e existência individual. Defina o que cabe aos sócios mensalmente ou faça somente a divisão de lucros e dividendos em períodos mais longos, mas não misture as contas da empresa.

2 – Revise seus contratos com fornecedores

Os insumos de produção são fundamentais para a composição do lucro de sua companhia. Os resultados positivos advêm da boa relação entre preços de venda e compra. Se hoje não é possível aumentar o preço para o cliente final, reveja as condições de compra com seus fornecedores: qualquer economia em uma compra pode resultar em melhorias significativas nos lucros da companhia.

3 – Repense e otimize itens de consumo

Alguns itens são impossíveis de cortar, mas que tal passar a opções mais baratas? Verifique contas que se sobrepõe, itens que são gastos e não geram resultado e, claro, tente fazer mais com menos. Com a telefonia, a dica é entrar em contato com a gente. Reduzimos em 50% os custos de sua telefonia e ainda melhoramos a gestão e controle do uso.

E não esqueça que, para alcançar seu ponto de equilíbrio a Easycob está pronta com serviços como recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes.

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A sigla da gestão: entenda o significado de ERP!

A sigla é comum em empresas de grande porte e está começando a se tornar uma realidade em empresas de médio e pequeno, então em algum momento você pode ter esbarrado com o tal do ERP. Afinal, do que se trata a sigla?

Enterprise Resource Planning, algo como sistema de planejamento de recursos em tradução livre do inglês, trata-se de um conjunto de códigos computacionais e programas capazes de receber os dados de gestão da empresa e organizá-los de maneira a facilitar o acompanhamento de operações diárias da companhia.

Assim, ele é ferramenta importante para várias partes do seu processo, como entender o break-even point, seu fluxo de caixa e, claro aumentar os resultados da sua empresa, ajudando a cuidar da administração do seu negócio, desde o faturamento e apuração de impostos até melhorar o relacionamento com o cliente e fornecedores.

Com a chegada da tecnologia em nuvem, o ERP também pode ser para empresas pequenas, já que empresas de qualquer porte devem ter a organização de todas as operações. Então, todos os departamentos devem trabalhar de forma integrada para que o fluxo de informações seja único e consistente.

Além de um bom ERP, é fundamental contar com parceiros que possa lhe auxiliar com o sistema de recuperação de créditos! E para isso você tem a Easycob, pronta com serviços como recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes.

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03 Passos para aprimorar a comunicação com suas franquias!

Os empreendedores que planejam o crescimento de sua empresa podem adotar diversos modelos de crescimento, que vai desde a obtenção de um investidor até o franqueamento do seu modelo de negócios.

Nesse complexo modelo (onde o empreendedor colocará sua marca e um modelo já consolidado à disposição de outros empreendedores), a comunicação é fundamental. Por isso preparamos 03 importantes dicas para quem quer ter seu time de franqueados bem entrosados e sem ruídos de comunicação:

1. Concentre sua comunicação

Não adianta falar em vários lugares e não ser efetivo na forma de falar. Busque montar um sistema capaz de falar sobre tudo com o franqueado, não permitindo que cada área da matriz faça sua comunicação à parte. Portanto, nada de marketing e jurídico enviando cada um seu tipo de comunicação ao franqueado. Denomine uma área de relação com as franquias, ou um funcionário para isso e use sempre os mesmos veículos (SMS, WhatsApp, vídeos e newsletters).

2. Escolha como falar e de destaque ao que importa

Primeiramente, lembre-se de escolher os veículos de acordo com o tipo de conteúdo que você propaga e que tem capacidade de gerar com qualidade e frequência. Formalidades podem cair bem para uma grande apresentação, mas uma informação rápida deve se valer de meios como o SMS e o Whatsapp.

E aproveite para dar destaque em cada veículo: o fundador não deveria falar por WhatsApp para a rede inteira e não sobre qualquer coisa, pois seu peso deve ser único na relevância aos assuntos aos quais está relacionado.

3. Meça os resultados

Por fim, a ordem de ouro de qualquer ação da sua empresa: meça os resultados. Nesse caso, entender taxa de abertura e de cliques das newsletter, e realizar pesquisas com os franqueados sobre o impacto de cada ação é fundamental para saber o que manter, o que tirar e o que ampliar.

E quando falamos de resultados, estamos sempre à disposição para ajudar sua empresa, seja matriz ou franquia, na recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes.

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Que tal começar o ano no azul em 05 passos?

Com vários percalços pelo caminho – causados por problemas de política e macroeconomia – o ano passado não foi fácil de fechar com balanço positivo. Planejar o ano que se inicia, portanto, se tornou um imperativo.

Mas alguns passos simples podem ser a chave para sua empresa aproveitar o começo do ano para ajustar as contas e colocar-se de volta nos trilhos, ou mesmo aumentar o nível de rentabilidade da companhia para esse ano. Listamos 05 daqueles que consideramos os passos certeiros em caminho ao sucesso e compartilhamos abaixo. Sua empresa já está seguindo quantos destes?

Revisite o ano passado

Faça um balanço de como foi o ano, se possível verifique como ficou seu fluxo de caixa por tipo de despesa e receita, o que deve lhe ajudar a ter uma melhor visualização dos tipos de gastos e receitas que podem ser repetidos ao longo do novo ano.

Passe a navalha nos custos

Se a previsão é de um mar mais conturbado, não se pode trabalhar com gorduras desnecessárias no orçamento da empresa. Procure seus fornecedores e revise os contratos, buscando otimizar custos naqueles serviços que compõem seus custos recorrentes.

Reveja seus processos

Situações diferentes exigem pensar diferente. Sente com seu time (se possível, todo ele) e reveja como os processos e procedimentos são realizados dentro da empresa. Podem haver gargalos de tempo de atendimento ao cliente, de desperdício de material ou mesmo potenciais economias que só sua equipe poderá trazer. Lembre-se de também rever os processos de concessão de crédito (aliás, você sabe o que são credit scoring e behaviour scoring? Leia mais sobre clicando nos links!)

Motive seu time

Não existe tarefa de uma só pessoa. A missão de reduzir e otimizar deve ser de toda a empresa e, portanto, das pessoas que formam a mesma. Trace metas conjuntas e compartilhe os resultados. Bônus em dinheiro – proporcionais as metas de economia – podem ser uma boa maneira de incentivar os colaboradores a não só trazerem boas ideias, mas também a pô-las em prática.

Procure seus clientes – inclusive os que não pagam!

Se o momento é de maximização de resultados, não podemos pensar só em cortar gastos, mas também em aumentar receitas. E aqui tanto vale pensar em formas inovadoras de aumentar o faturamento (tem mais nesse post) como também voltar a procurar e negociar com aqueles clientes que tem faturas em aberto na sua empresa!

E para quem quer ter tecnologias avançadas e experiência de mais de 20 anos na hora da cobrança de uma fatura em aberto, pode contar com a Easycob e seus produtos como recuperação de créditos, localização e recuperação de clientes.

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Desvendamos o que é o credit score para você!

O processo de conceder crédito a um cliente é de grande importância e valor dentro das empresas, em especial quando falamos das pequenas e médias. O processo de concessão de crédito, portanto, deve estar bem fundamentado e ser criterioso, mas como fazer isso?

Há diversas maneiras de analisar um cliente, mas sempre que você falar sobre o assunto, esbarrará no termo credit score, que poderíamos traduzir como “pontuação para crédito”. Trata-se, na verdade, de um índice que representa o nível de risco de conceder crédito a uma determinada pessoa física ou jurídica.

No geral, o processo deve envolver a análise de cinco pontos principais, cada qual com seu respectivo peso: o histórico financeiro, as dívidas pendentes, o tempo pelo qual aquela pessoa já teve crédito concedido, a quantidade de consultas ao relatório de crédito de quem solicita o mesmo e, por fim, o tipo de crédito geralmente possuído.

É com base nesse conjunto de informações que o processo de credit scoring é feito, diminuindo as chances de se conceder um crédito com baixas condições de quitação futura, o que pode prejudicar sobremaneira o fluxo de caixa das empresas. Além dele, outros processos, como o behaviour scoring também pode ser utilizado, ajudando a trazer uma informação mais consolidada sobre quem receberá o limite de crédito de sua empresa.

Achou interessante? A Easycob oferece esse processo como um produto para auxiliar na sua tomada de decisão sobre crédito para um cliente, atual ou potencial.

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